Home Como cuidar Oncidium

Flores da semana

Orientações básicas para cultivo : Oncidium

É um gênero de grande diversidade do Novo Mundo  e com grande diversidade de habitats.

Os Oncidiuns podem ser encontrados desde ao nível do mar nos trópicos até a altitudes elevadas dos Andes. O que deixa difícil definir uma forma de cultivo generalizada.

Luminosidade :  Pode variar desde brilhante próximo da insolação direta dependendo da espécie. Mas a maioria permanece sadia com 1 a 3 horas de sol por dia. Geralmente Oncidiuns  de folhas mais grossas, do tipo “orelhas de mula” e “equitantes”, podem receber mais luz.

Temperatura:  Este grupo enquadra-se em plantas de temperatura intermediária a quente : 13º a 15ºC durante a noite  e 27º a 29º C durante o dia. Temperaturas até 35º a 38º C são toleradas se a umidade do ambiente e a aeração forem aumentadas.

Rega: Varia de acordo como tipo da planta. Geralmente plantas com raízes grandes e flexíveis ou folhas grandes  necessitam de regas menos frequentes do que plantas com folhas finas ou plantas de raízes pequenas. As regas devem ser feitas quando o substrato estiver seco. Isto significa que a rega deve ser feita de 2 a 10 dias dependendo do clima, tamanho e material do vaso, do substrato e do tipo de orquídea. Plantas em repouso devem receber menos água, muitas plantas espécies tem o período de repouso no inverno. 

Umidade: Deve ser mantida entre 30% e 60%. Muitos oncidiuns requerem menos umidade que outras orquídeas. Em casa colocar as plantas sobre uma bandeja com brita úmida é o ideal.

Adubação: Adubar regularmente enquanto as plantas estiverem em atividade de desenvolvimento. Aplicar adubo  na formulação 30-10-10, duas vezes por mês para plantas em substrato e 20-20-20 para plantas em placas.

Replantio: Devem ser feitas quando os novos brotos estiverem na metade do crescimento, isto, usualmente, significa na primavera. O substrato de granulação  fina em caso de casca de pinus é utilizado para plantas com raízes finas e granulação média para  as demais.  A planta deve ficar  traseira encostada na parede do vaso, para  permitir que os novos brotos se desenvolvam ocupando toda a superfície do vaso, acomode as raízes dentro do vaso e preencha o espaço vazio com o substrato fixando bem a planta.Mantenha a umidade bem alta e o substrato seco até que novas raízes comecem a surgir. Oncidiuns equitantes e orelhas de mula, e outras de folhas flexíveis ou plantas com raízes grandes podem ser fixadas em cascas de tronco ou  placas de xaxim.

 

 
 

Orquidário virtual

Natural Híbridos Micro espécies Terrestres

Todos os Produtos


Pesquisa Avançada





Perdeu a senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?

Mostrar Cesto
O seu Cesto encontra-se vazio no momento.